Olhares

Sobre o Blog


Este Blog é um espaço da
Cavalheiro - Assessoria em Propaganda e Marketing. Nossa proposta é expor idéias de forma provocativa porém respeitosa, apresentar campanhas, ações, parcerias, e tudo que de forma relevante venha nos suscitar comentários. Ante mão esclareço, este espaço é tendencioso, pois partilho de idéias e ideais, porém democrático, deixe sua crítica.

No meio do caminho tinha o Marketing, tinha o Marketing no meio do caminho.

Matéria para a Revista Marketing

Em setembro de 2007, o ATIBAIA E REGIÃO – CONVENTION E VISITORS BUREAU, entidade filiada à CBC&VB – Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, voltada à organização e divulgação do trade turístico local, com então 02 anos de fundação, na tentativa de profissionalizar seu relacionamento com o mercado e ampliar seus negócios, contratou a CAVALHEIRO – Assessoria em Propaganda e Marketing para o desenvolvimento de um departamento interno de Marketing e um respectivo planejamento.

Após pouco mais de 18 meses de atuação o que pudemos apurar foi um resultado surpreendente, “temos hoje um destino ao encontro do seu próprio destino”, diz Paulo J. Cavalheiro, então Consultor e atual Diretor de Marketing da entidade que conta;

Iniciamos nosso planejamento de trabalho, com dois focos distintos, o mercado interno que compreendia a cidade sede da entidade e o mercado externo com foco principal para o Estado de São Paulo e cronograma para na sequência, atingirmos todo território nacional. Acreditar e investir em um trabalho de pesquisa com essa abrangência foi sem dúvida o principal passo para uma mudança de cenário. Após muita prancheta, porta a porta, telefonemas e e-mails intermináveis, a entidade pode apurar sua imagem junto aos associados, potenciais mantenedores e mercado, provocando uma reformulação que foi muito além da criação do departamento de marketing.

Em posse dos relatórios de pesquisa, suas verdades e sinalizações incontestes a Cavalheiro – Assessoria deu início a um trabalho intenso, com o Planejamento de Marketing interferindo diretamente na contratação de profissionais para a qualificação e desenvolvimento do produto, na reavaliação de procedimentos, desenvolvimento de rotinas e aprimoramento de outras, na valorização dos canais de comunicação com mantenedores e mercado, na implantação de critérios de precificação e metodologia de cobrança, campanhas de verticalização e horizontalização de receita.

Somente em 2008 o ARC&VB participou, sob este planejamento, de 09 importantes Feiras do setor, onde possibilitou a exposição do destino para um público qualificado de agentes, agências, promotores de eventos, assessores de imprensa, que se estima, por volta de 100.000 visitantes em Stand totalmente revitalizado. Outro fruto desta ação foi o aumento da NETWORK, onde a entidade disponibiliza aos seus mantenedores um mailing de aproximadamente 6.000 e-mails ativos de profissionais diretamente interessados pela região de Atibaia.

Todas essas ações podem ser traduzidas em alguns números interessantes, diz Paulo Cavalheiro, somente em 2008 tivemos um aumento no quadro de mantenedores de praticamente 40%, se comparado o primeiro trimestre de 2007 com o de 2008 tivemos um crescimento de 6% na taxa de ocupação dos Hotéis e 9% de crescimento na receita hoteleira em um único equipamento (leitos).

Este ano com o Marketing já fazendo parte da realidade da entidade e não mais como uma experiência de risco, o ARC&VB visa alcançar números ainda mais promissores. Com foco no mercado corporativo e no cumprimento da missão de regionalização que busca aproximar os 12 municípios de sua abrangência, o então diretor de Marketing resume o modelo da entidade como o grande insight para a promoção da indústria da hospitalidade, que diariamente só lucra com o investimento inteligente e necessário nas técnicas do Marketing.

0 comentários:

Postar um comentário