ARC&VB na ARTV
Postado por Paulo Jacintho Cavalheiro às 16:40 1 comentáriosPrimeira TVWeb com foco no mercado turístico da região de Atibaia
Postado por Paulo Jacintho Cavalheiro às 18:54 0 comentáriosNo meio do caminho tinha o Marketing, tinha o Marketing no meio do caminho.
Postado por Paulo Jacintho Cavalheiro às 12:00 0 comentáriosEm setembro de 2007, o ATIBAIA E REGIÃO – CONVENTION E VISITORS BUREAU, entidade filiada à CBC&VB – Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, voltada à organização e divulgação do trade turístico local, com então 02 anos de fundação, na tentativa de profissionalizar seu relacionamento com o mercado e ampliar seus negócios, contratou a CAVALHEIRO – Assessoria em Propaganda e Marketing para o desenvolvimento de um departamento interno de Marketing e um respectivo planejamento.
Após pouco mais de 18 meses de atuação o que pudemos apurar foi um resultado surpreendente, “temos hoje um destino ao encontro do seu próprio destino”, diz Paulo J. Cavalheiro, então Consultor e atual Diretor de Marketing da entidade que conta;
Iniciamos nosso planejamento de trabalho, com dois focos distintos, o mercado interno que compreendia a cidade sede da entidade e o mercado externo com foco principal para o Estado de São Paulo e cronograma para na sequência, atingirmos todo território nacional. Acreditar e investir em um trabalho de pesquisa com essa abrangência foi sem dúvida o principal passo para uma mudança de cenário. Após muita prancheta, porta a porta, telefonemas e e-mails intermináveis, a entidade pode apurar sua imagem junto aos associados, potenciais mantenedores e mercado, provocando uma reformulação que foi muito além da criação do departamento de marketing.
Em posse dos relatórios de pesquisa, suas verdades e sinalizações incontestes a Cavalheiro – Assessoria deu início a um trabalho intenso, com o Planejamento de Marketing interferindo diretamente na contratação de profissionais para a qualificação e desenvolvimento do produto, na reavaliação de procedimentos, desenvolvimento de rotinas e aprimoramento de outras, na valorização dos canais de comunicação com mantenedores e mercado, na implantação de critérios de precificação e metodologia de cobrança, campanhas de verticalização e horizontalização de receita.
Somente em 2008 o ARC&VB participou, sob este planejamento, de 09 importantes Feiras do setor, onde possibilitou a exposição do destino para um público qualificado de agentes, agências, promotores de eventos, assessores de imprensa, que se estima, por volta de 100.000 visitantes em Stand totalmente revitalizado. Outro fruto desta ação foi o aumento da NETWORK, onde a entidade disponibiliza aos seus mantenedores um mailing de aproximadamente 6.000 e-mails ativos de profissionais diretamente interessados pela região de Atibaia.
Todas essas ações podem ser traduzidas em alguns números interessantes, diz Paulo Cavalheiro, somente em 2008 tivemos um aumento no quadro de mantenedores de praticamente 40%, se comparado o primeiro trimestre de 2007 com o de 2008 tivemos um crescimento de 6% na taxa de ocupação dos Hotéis e 9% de crescimento na receita hoteleira em um único equipamento (leitos).
Este ano com o Marketing já fazendo parte da realidade da entidade e não mais como uma experiência de risco, o ARC&VB visa alcançar números ainda mais promissores. Com foco no mercado corporativo e no cumprimento da missão de regionalização que busca aproximar os 12 municípios de sua abrangência, o então diretor de Marketing resume o modelo da entidade como o grande insight para a promoção da indústria da hospitalidade, que diariamente só lucra com o investimento inteligente e necessário nas técnicas do Marketing.
Produto que tem limite (eu sabia), atendimento mais limitado ainda (eu não sabia).
Postado por Paulo Jacintho Cavalheiro às 17:30 0 comentáriosEm uma época de grandes investimentos em relacionamento, de desenvolvimento de estratégias de mercado, de disputa palmo a palmo pelo Market Share, é impressionante como algumas empresas se dão ao luxo de renegar os preceitos mais básicos da satisfação do cliente.
Adquiri uma SKY pré-paga. Optei pelo produto por entender que era versátil, que se encaixava à minha necessidade de forma flexível e com custo interessante, aliás, modelo de produto que em primeira análise vai de encontro às tendências de mercado, onde o consumidor tem maior liberdade, determinando quando e por quanto tempo tem interesse em usufruir do produto contratado. Em tese perfeito, mas na prática pude apurar, para minha infelicidade, que mais uma vez os marketeiros de plantão estão mais preocupados em copiar estratégias de mercado do que analisar a verdadeira necessidade dos seus clientes.
O fato:
Fui obrigado por circunstâncias mil, a pedir a transferência do serviço para um novo endereço após quatro meses de utilização, quando me deparo com o seguinte argumento da atendente: “A transferência do ponto é gratuita, senhor... porém só poderá ocorrer daqui dois meses, pois o sistema só libera a mesma após seis meses em um determinado endereço”. Confuso, indaguei à atendente se não existiria flexibilidade para o meu caso em particular, pois estava mudando para uma localidade que não tem sinal de TV aberta, e ficar sem o santo tchátcha de toda noite, é complicado, tic!. Para minha maior surpresa ele afirmou que não era possível mesmo, pois o sistema não libera a transferência antes do período de seis meses!!!
Bom, então podemos concluir que com todo investimento em análise da concorrência, desenvolvimento de produto, estratégia de mercado, esforço de mídia, e aquisição de sistemas que atendam aos preceitos de CRM, a SKY não consegue atender a necessidade de um cliente porque o SISTEMA NÃO LIBERA! Não achei esta possibilidade verossímil, insisti através da loja autorizada em Atibaia e, verdade seja dita, fui muito bem atendido e pude apurar através da responsável a surpresa pela situação inusitada, onde ela por sua vez entrou em contato com a Central da Sky que nos solicitou um fax com o comprovante do novo endereço. Sai satisfeito da loja, pois enxerguei uma luz no fundo do túnel do Marketing Mutilado (permita-me Gordon Lewis), mas passaram-se sete dias e nenhum retorno...aí veio o auge, liguei do meu celular para o SAC da empresa para saber do andamento do processo, quando para meu espanto a atendente eletrônica após me passar mil informações sobre contas atrasadas e religações de serviço me informou: “Não reconhecemos seu telefone, por favor digite seu CPF para o atendimento”, minha reação: piii, piii, piii...
É simplesmente fantástico que, para você tirar qualquer dúvida em relação aos produtos da empresa tenha que digitar seu principal documento em um celular na era do grampo, da clonagem, da sacanagem digital.
A constatação:
Os sistemas estão blindados, preocupados em proteger as empresas, em colaborar com a redução de quadros, de material humano. Quanto oferecesse um serviço intitulado SAC, o que se deseja é que este seja um serviço minimamente humanizado, pois o CLIENTE é humano e não virtual e fundamentalmente que o SERVIÇO de atendimento ATENDA e não se defenda.